gototopgototop

A alimentação saudável na escola

alimentacao_escolaDurante o meu relacionamento entre os adolescentes no período das aulas, tive a oportunidade de observar que boa parte dos jovens com baixo rendimento escolar e com problemas de disciplina estava relacionada ao hábito alimentar que era ruim ou muito precário.

Desde pequenos, precisamos adotar em nosso cardápio alimentos ricos em vitaminas, proteínas e ferro os quais estimulam o nosso corpo e a nossa mente a terem energia, favorecendo assim a nossa saúde, criatividade e pleno equilíbrio emocional.

Sendo assim, na fase escolar é essencial para o bom desenvolvimento do aluno uma alimentação adequada e saudável. Para isso, é preciso que os pais e dirigentes da escola cuidem melhor da alimentação de nossos jovens.

E tudo inicia em casa, família unida na hora de participar de uma dieta bem balanceada e com horários das refeições definidos, claro que não precisa ser extremamente rígido, mas é bom para o jovem ou a criança ter uma vida regrada desde que nasce, pois ela já crescerá num ambiente mais saudável.

Além do mais, você economizará e muito, pois os alimentos naturais não custam caro, e os futuros cuidados com doenças e uso de medicamentos para os problemas de saúde causados pela má alimentação, provavelmente, também serão zero.

Durante as refeições diárias, pais e escola, incluam o hábito de comer frutas, legumes e verduras à mesa, escolham carnes com menor teor gordura, substituam os refrigerantes por sucos naturais ou polpas preparadas com água natural e ensinem as crianças, os jovens a não exagerarem no consumo de doces.

Mas se a criançada apresentar dificuldades para comer alimentos mais naturais, tentem montar pratos mais coloridos, alegres ou também existem receitas que quase não se percebe o legume ou a verdura, estas, geralmente, as incentivarão com alegria.

Assim como no momento de preparar o lanche da escola. Os pais devem diminuir o envio das bolachas, dos frios e acrescentarem no lugar disso os lanches naturais, frutas, um suco ou uma barrinha de cereal que é gostosa e alimenta de forma saudável.

Na escola, todos devem prestar mais atenção com a merenda servida. Atualmente, devido a campanhas realizadas pelo Ministério da Saúde e da Educação, o cardápio das escolas está sendo reavaliado e readaptado com o objetivo de mudar e melhorar a alimentação das crianças, restringindo o consumo de sanduíches, salgadinhos, massas, chocolates e companhia os quais só causam doenças como hipertensão e diabetes, além da obesidade.

A escola também apresenta um papel importante no investimento de aulas, debates e campanhas pela comunidade para a conscientização dos pais, alunos, professores e funcionários a respeito dos benefícios oferecidos por um hábito alimentar mais saudável.

E na relação aluno–escola, quando os estudantes consomem vitaminas e nutrientes em quantidades adequadas às necessidades individuais, isso contribui e muito para um bom e ótimo desempenho escolar, facilitando assim a absorção de forma natural dos conhecimentos adquiridos e o aprendizado se tornará mais satisfatório, contribuindo também para um comportamento mais equilibrado e ativo perante a sociedade.

Abraço forte a todos e até a próxima!

Fran Viana

 

Comentários  

 
+2 #1 simone silva 28-03-2012 17:32
muito legal mesmo
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

NOSSAS INDICAÇÕES

Testes Interativos

Colaboradores

Revista

Maria de Rodas

Horóscopo do dia

Nossa TV